sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Brasil » A Prefeitura de Santana de Parnaíba entregou hoje, a primeira sala multissensorial em uma escola pública no Brasil

A Prefeitura de Santana de Parnaíba entregou hoje, a primeira sala multissensorial em uma escola pública no Brasil

maio 15, 2018 12:20 am by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

SALA MULTISSENSORIAL EM COLÉGIO MUNICIPAL DE SANTANA DE PARNAÍBA DARÁ NOVAS POSSIBILIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

 

Projeto inédito no Brasil quer virar referência em inclusão social

 sala.sensorial

A Prefeitura de Santana de Parnaíba entregou hoje, a primeira sala multissensorial em uma escola  pública no Brasil, onde o novo ambiente de ensino do colégio, é destinado a estimular os sentidos (Audição, olfato, tato, paladar e visão) com o objetivo de aumentar a capacidade de aprendizado de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. É a primeira vez que uma sala multissensorial é instalada em uma escola pública regular.

A implantação da sala faz parte da parceria entre a prefeitura e a Ong “Turma do Jiló” que durante um ano realizou o acompanhamento dos alunos especiais do Colégio Municipal Benedita Odete, situado em Santana de Parnaíba, juntamente com o corpo diretivo, professores, funcionários, alunos e suas famílias, realizando um trabalho de capacitação de professores, promovendo encontro com as famílias, com apoio de psicólogos e advogados. De acordo com Carolina o objetivo é realizar práticas pedagógicas e de gestão inclusiva, assim como a melhoria da estrutura física das unidades, aumentando assim, o desenvolvimento e autonomia dos alunos com deficiência.  A meta é que este programa se torne referência nacional e internacional, sendo inspiração para toda a sociedade.

 A sala multissensorial é composta por várias cores, formas, tamanhos e ações, onde tudo ali é voltado para estimular os alunos com qualquer tipo de deficiência múltipla, disfunções neuromotoras ou autismo.   De acordo com a turma do Jiló, dezenas de crianças e adolescentes terão atendimento semanal, individualizado. 

A Construção De Um Sonho

Para que se tornasse realidade, o projeto da sala multissensorial contou com o apoio de empresas privadas, através da Lei Rouanet, que investiram R$ 120.000,00 entre reforma, mobiliário e decoração. Este é um projeto pioneiro da ONG que foi apresentado a empresas que abraçaram a causa. O projeto foi elaborado pela arquiteta Fernanda Velloso, cuja proposta foi de transformar a sala em um ambiente acolhedor e favorável onde serão oferecidas atividades aliadas a movimentos, cores, texturas e luzes para produzir sensações que provoquem estímulos que possibilitam o cérebro melhorar sua eficiência e funcionamento em maior amplitude. A sala também contará com jogos, brincadeiras e atividades sensoriais que estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam melhor, pois terão um desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional.

O projeto desenvolvido para a sala conta com três espaços divididos:1. área do movimento físico / 2. área dos jogos e estudo e 3. área do relax e sensações.

O objetivo da sala é oferecer estímulos através das atividades e ambientes, proporcionando a organização das sensações do próprio corpo, melhorando tanto a aprendizagem, o desenvolvimento sócio emocional e o uso do corpo nas atividades do dia-a- dia.

SALA MULTISSENSORIAL

COLÉGIO MUNICIPAL BENEDITA ODETE

AVENIDA ESPANHA , 516- JARDIM SÃO LUIS- SANTANA DE PARNAÍBA

DESTINADA A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 

Conheça a TURMA DO JILÓ:  www.turmadojilo.com

Leave a Comment