segunda-feira , 29 abril 2024

Home » Brasil » Santana de Parnaíba é a vencedora do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021

Santana de Parnaíba é a vencedora do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021

dezembro 2, 2021 9:37 pm by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

premio_Top_Destinos.parnaibaFoto: Secom

Na  noite de 30/11 Santana de Parnaíba foi a vencedora do Prêmio Top Destinos 2021 na categoria Turismo Cultural, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Para chegar a esse resultado, Santana de Parnaíba contou com a ajuda de seus moradores, já que a eleição foi feita por votos populares e por uma comissão técnica de profissionais da categoria. A cidade, que fica a 35km da capital paulista, concorreu com os municípios de Praia Grande e Tatuí.

O Prêmio Top Destinos Turísticos é realizado pela ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas, Marketing e Turismo do Brasil e do SKAL Internacional São Paulo, e tem como objetivo identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado, além de incentivar o trabalho e os investimentos que são realizados pelas cidades que apostam no setor como forma de valorização

Esse é um título inédito para a cidade que vem se destacando cada vez mais no turismo com a preservação do patrimônio cultural material como os monumentos, que homenageiam personagens importantes da história do município, casarões, entre outros, e imaterial, todos eles reconhecidos por sua beleza e grandiosidade.

Eventos turísticos na cidade

- Grito da Noite é uma tradição carnavalesca parnaibana, que faz a abertura oficial do carnaval. Na sexta-feira que antecede o carnaval as pessoas saem às ruas mascaradas, com trajes de fantasmas e caveiras ao som do Samba de Bumbo.

-  Drama da Paixão é o segundo maior espetáculo religioso a céu aberto do Brasil e o primeiro do Estado, que é dividido em duas partes. A primeira sempre contando uma passagem bíblica e, a segunda, a história da vida, morte e renascimento de Jesus Cristo. Durante os três dias de apresentação chega a reunir até 30 mil pessoas.

 Festa do Cururuquara é um evento tradicional da cidade, realizada sempre no segundo sábado do mês de maio e celebra a abolição da escravatura.

- Corpus Christi é um evento que é uma marca da cidade com seus tapetes com temas religiosos, em que os fiéis fazem a confecção com serragem colorida, casca de ovo, pó de café e argila nas ruas do Centro Histórico. Depois da missa, a procissão sai acompanhada dos fiéis, que passam por cima do grande tapete, que é desmanchado.

- Festa de Santo Antonio do Suru, sempre no mês de junho, centenária, é iniciada às 7h da manhã com uma romaria em que os devotos saem a pé da Igreja Matriz até a Capela do Suru e, às 10h da manhã, é a vez dos cavaleiros se reunirem com estandarte, realizando o mesmo percurso.

- Encontro de Antigomobilismo também já faz parte do calendário de eventos de Santana de Parnaíba. Realizado ao final do mês de junho, atrai milhares de turistas apaixonados pelos carros antigos que ficam em exposição no Centro Histórico.Aalém disso, é possível conferir o Mercado de Pulgas, ‘food trucks’, feira de artesanato, feira de alimentação e atrações musicais.

- Festa da Padroeira, celebrada em 26 de julho, é também uma das comemorações mais antigas, quando logo no início da manhã é realizada a ‘Alvorada’ pelas ruas do Centro Histórico e o repicar dos sinos da Igreja Matriz. O evento também conta com missas, procissão e quermesse.

- Aniversário da Cidade, em 14 de novembro é realizado o show do aniversário da cidade, onde artistas renomados se apresentam gratuitamente.

- Natal de Luz, quando é montada, no Centro Histórico, a decoração natalina com milhares de lâmpadas, presépio com imagens articuladas em tamanho natural e a casa do Papai Noel.

Leave a Comment