quinta-feira , 25 abril 2024

Home » Brasil » Turismo local, dia 19 visite: Celebração de Corpus Christi – Santana de Parnaíba

Turismo local, dia 19 visite: Celebração de Corpus Christi – Santana de Parnaíba

junho 18, 2014 4:12 pm by: Category: Brasil, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-
09_06_corpuschristi_preparacao

Funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo já iniciaram os trabalhos de preparação das tintas que darão cores a aproximadamente 80 m3 de serragem, principal material utilizado na confecção do tapete

Santana de Parnaíba celebrará no próximo dia 19 de junho uma das maiores manifestações de religiosidade e fé do Estado de São Paulo: a Festa de Corpus Christi. Na ocasião, milhares de pessoas da região visitarão a cidade para prestigiar o evento e admirar o famoso e multicolorido tapete de serragem que cobre as principais ruas do Centro Histórico.
Funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo já iniciaram os trabalhos de preparação das tintas que darão cores a aproximadamente 80 m3 de serragem, principal material utilizado na confecção do tapete.
Promovida pela Paróquia Santa Ana, juntamente com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, a Festa de Corpus Christi terá como tema “A Eucaristia: fonte de vida que nos resgata para o amor de Deus”,que será retratado no tapete artesanal de serragem, com cerca de 850 metros de extensão e exibirá 60 quadros de 3,5 metros cada um.
Os desenhos, produzidos pelo artista plástico Alcides S. Maia, terão como base temas bíblicos, além de frases do Papa Francisco e evangelho de Matheus e figuras de pessoas como Nhá Chica, primeira negra brasileira leiga a ser declarada beata pela Igreja Católica, o próprio Papa Francisco e Nossa Senhora do Carmo.

Programação

A movimentação da festa começa, tradicionalmente, às 6h, com a montagem do tapete. A atividade envolve pessoas da comunidade católica da cidade e de paróquias da região e até turistas que querem participar.
O tapete, como é de costume, será montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. É confeccionado para lembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.
Além da programação religiosa, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato, que será montada na Rua André Fernandes e Conde de Monsanto e a Praça de Alimentação, na  Rua Pedro Procópio.

Histórico da data
           A celebração da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.
Não há registro histórico sobre a data de início do evento em Santana de Parnaíba. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram enfeitadas com flores vermelhas de São João, comuns nos meses de junho e julho.

Programação

Horário

                Evento

06h00

Início da montagem dos tapetes de serragem.

08h30

Missa na Igreja Matriz

10h30

Missa na Igreja Matriz

15h30

Missa Campal com a presença de Dom Vicente Costa, da Diocese de Jundiaí – Praça 14 de Novembro seguida da procissão 

Leave a Comment