quinta-feira , 18 abril 2024

Home » Brasil » Consórcio da Região Metropolitana de São Paulo, Cioeste, lança CASA ABRIGO para mulheres vítimas de violência

Consórcio da Região Metropolitana de São Paulo, Cioeste, lança CASA ABRIGO para mulheres vítimas de violência

dezembro 17, 2018 12:05 pm by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

casa  abrigo

Fotos: Divulgação

O CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de São Paulo, lançou na sexta-feira, 14, às 9h da manhã, no Centro de Convenções Rio Negro em Alphaville – Barueri, a Casa Abrigo,  com o objetivo de proteger mulheres vítimas de violência da região metropolitana. Preside o CIOSTE, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo Cezar.

A Casa Abrigo é um serviço de acolhimento institucional voltado a políticas públicas para mulheres em situação de violência doméstica e risco iminente de morte, e o seu objetivo principal é promover proteção integral as mulheres e seus filhos durante um período mínimo de tempo de seis meses, além de articular outras políticas públicas para ruptura e superação do ciclo de violência.

O lugar da Casa Abrigo é sigiloso e atenderá aos oito municípios conveniados com o programa, e tem capacidade para 20 pessoas no total, independe do número de famílias. Na foto abaixo, os prefeitos que estão apoiando o projeto.

casa  abrigo prefeitos

A mulher e seus filhos só irão para a casa abrigo em última instância, após todas as tentativas de localizar sua família em outros municípios ou estados. Se não for possível proteger essa mulher sem o abrigo, aí sim essa mulher receberá o acolhimento na casa.

O trabalho será feito de modo intersetorial de políticas públicas e serviços e com olhar interdisciplinar técnico da equipe da Casa Abrigo,  rede local de atendimento e apoio regional dos municípios conveniados. A mulher vítima de violência terá apoio psicológico, jurídico, social e atividades socioeducativas, além de assistir a palestras sobre os seus direitos.

O Cioeste abriu um edital e a Ong vencedora que cuidará da Casa Abrigo é a ‘Fala Mulher’ - Falamulher.org.br , que  atua há 14 anos no enfrentamento à violência contra a mulher, na defesa e garantia de direitos de crianças, adolescentes e idosos, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

Leave a Comment