sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Alphaville » Prefeitura de Santana de Parnaíba já vacinou mais de 120 mil pessoas contra a Febre Amarela

Prefeitura de Santana de Parnaíba já vacinou mais de 120 mil pessoas contra a Febre Amarela

fevereiro 2, 2018 3:07 pm by: Category: Alphaville, Brasil, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-


Vacina Febre AmarelaSandro Almeida

 Foto: Sandro Almeida/ Secom de Santana de Parnaíba

Número equivale a cerca de 85% da população de Santana de Parnaíba nas unidades de saúde do município e ações volantes nos bairros

 Santana de Parnaíba foi a primeira cidade da região a iniciar a campanha de vacinação, em setembro do ano passado. Até o momento, mais de 120 mil vacinas foram aplicadas no município, o que corresponde a cerca de 85% da população parnaibana.

A vacinação ocorre diariamente nas unidades públicas de saúde da cidade e são disponibilizadas através de senhas, isso porque a quantidade de vacinas diárias é limitada e depende dos lotes enviados pelo Governo do Estado de São Paulo. Além disso, diariamente é necessário toda uma preparação, organização e acondicionamento das doses pela equipe do município.

A cidade de Santana de Parnaíba não está classificada como área de risco e até o momento não teve registro de nenhum caso da doença. A meta da secretaria de saúde é vacinar 100% da população até o final deste mês.

Para atingir esse objetivo, além das unidades de saúde, a prefeitura tem realizado ações com 06 equipes volantes em diversos bairros, como Alphaville, Vila Poupança, Refúgio dos Bandeirantes, Vila Esperança e muitos outros, sempre com base nas estatísticas dos bairros onde existem menor número de cidadãos vacinados. Os agentes comunitários de saúde também estão atuando nos bairros e auxiliando no agendamento da vacina.

A secretaria de saúde orienta que antes de tomar a vacina é necessário verificar se a pessoa está apta, pois existem contra indicações. Quem já tomou a dose da vacina não precisa tomar novamente. Eliminar os focos de criadouros de mosquitos também é fundamental para evitar a doença, já que o mosquito é o agente transmissor.


Leave a Comment