sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Brasil » Retrospectiva 2018 – Prefeitura de Barueri – Esportes

Retrospectiva 2018 – Prefeitura de Barueri – Esportes

dezembro 28, 2018 11:29 am by: Category: Brasil, São Paulo A+ / A-

esportes.Hinode

Foto: Secom PMB

O ano de 2018 vai ficar marcado em Barueri como o ano em que o esporte se consolidou como ferramenta de inclusão social. A Prefeitura, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, implantou na cidade o programa CBF Social, que utiliza metodologia desenvolvida pelos profissionais da Seleção Brasileira para atender 200 crianças e adolescentes. O objetivo não é formar craques, e sim, cidadãos.

Outro projeto que tem o mesmo caráter educativo e foi ampliado neste ano, é o Profesp – Programa Forças no Esporte que, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro, leva noções de cidadania e civismo através dos valores do esporte para cerca de 200 crianças e jovens no contraturno escolar.

A estes dois programas de referência nacional, somam-se as escolas de esportes do programa Barueri Esporte Forte, coordenado pela Secretaria de Esporte. São milhares de alunos matriculados em modalidades como atletismo, basquete, beisebol, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, skate, tênis e vôlei, além das artes marciais, capoeira, judô, jiu-jítsu, karatê, kung fu, muay thay e taekwondo.

Quem se destaca nas escolas de esporte têm a oportunidade de integrar as equipes de rendimento e categoria de base do Barueri Esporte Forte, que neste ano destacaram-se pelo país afor, com títulos, premiações, convocações para seleções e outras condecorações.

O esporte também foi utilizado como política pública de saúde, no  Programa Vida Saudável, que proporcionou aulas de condicionamento físico a alunos regularmente matriculados e ganhou em sua grade a aula de Cross Fitness. E, o Programa Vidativa, que  combate o sedentarismo junto aos usuários das UBSs e dos Cras.

A infraestrutura do setor foi ampliada com a inauguração do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) no Bairro dos Altos e com a reforma de vários ginásios e gramados, com destaque para o Complexo da Vila Porto que ganhou gramados sintéticos.

O Campeonato Amador registrou, em pouco mais de sete meses de disputas nas 22 categorias (10 no futsal e 12 no campo), 8.119 gols, em quase 2 mil jogos.

No esporte profissional, além dos jogos do Hinode Barueri (vôlei feminino) e do Oeste (que conseguiu o acesso para a Série A1 do Paulistão), a cidade também sediou os jogos do grupo do Brasil na Liga das Nações de Vôlei Feminino. E, agora, n final do ano, a realização da 43a. Edição da Corrida São Silveira com quase 2.000 corredores e que teve uma barueriense entre as vencedoras.

Leave a Comment