Foto: Jorge Ferreira/Secom
“Pelo Brasil Fazemos o Melhor”. Esta foi uma das respostas que os guias Rafael Celidônio, Luciana Honório de Souza e Raquel Helena Ruiz deram sobre a inscrição em latim constante no brasão do Estado de São Paulo (Pro Brasilia Fiant Eximia). Eles também falaram sobre o significado dos ramos de café (riqueza que ajudou no crescimento do Estado).
Na manhã de 5 de outubro, os alunos da Emef José Leandro de Barros Pimentel (Jardim Silveira), que fazem parte do programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil de Barueri, visitaram o Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi (zona sul da Capital).
“A visita faz parte do cronograma das quatro aulas externas do programa com objetivo de conhecimento cultural”, revela Fabiana Queiroz Aquino, diretora do Departamento de Risco de Desastres e idealizadora do Programa, que tem 162 alunos de cinco unidades escolares de Barueri e dura seis meses, onde são abordados 18 temas: noções básicas de primeiros socorros, como agir em caso de incêndio, família e sociedade, ISTs e gravidez precoce.
Além dela, compuseram a comitiva Adair Liberato, Luciana Leles, Igor dos Reis e Nicolas Bezerra, agentes da Defesa Civil de Barueri e Sandro Cavassini, orientador da Escola. Ele garantiu que os alunos não terão prejuízo no aprendizado. “Já está tudo programado. Todo o conteúdo será reposto até o final do ano letivo”, afirmou.
No Palácio dos Bandeirantes todos ficaram sabendo que o edifício-sede do governo do Estado desde 1965, construído em estilo eclético com linhas neoclássicas pela família Matarazzo, tinha o objetivo de sediar uma faculdade de Economia. A obra ficou paralisada por problemas financeiros e foi desapropriada pelo governador Adhemar de Barros em 1964.
Os alunos receberam informações sobre vários rituais da residência oficial do governador tiveram acesso também a vários outros departamentos, inclusive a um salão onde estão expostas imagens (pinturas e fotos) de os todos os que já chefiaram o governo do estado desde sua criação em 1889 com a Proclamação da República.
Muitos nomes de ex-governadores dão há muito tempo nomes a municípios paulistas: Prudente de Moraes (que depois se tornou presidente da República) e Bernardino de Campos, cidades do Oeste paulista; estações de trem (Júlio Prestes e Domingos de Morais) e logradouros públicos: Peixoto Gomide, Rodrigues Alves e Campos Salles, que tem uma rua importante no Centro de Barueri).
Cronograma de visitas
Dia 2 – Escola Osvaldo Batista Pereira (Jardim Paulista);
Dia 4 – Escola José Domingos da Silveira (Jardim Mutinga);
Dia 5 – Emef Leandro Pimentel (Jardim Silveira);
Dia 6 – Emef João Tibúrcio (Chácaras Marco).
Nota
A visita da Emef João de Almeida Lemos, que estava agendada para o dia 3 de outubro, não ocorreu em razão da greve do Metrô naquele dia. A remarcação será em breve.
Quem deseja informações ou solicitar uma visita guiada ao Palácio dos Bandeirantes, que possui um vasto acervo de pinturas e esculturas, deve agendar a visita. ACESSE AQUI.