segunda-feira , 29 abril 2024

Home » Mundo » Prêmio Band Cidades Excelentes aponta Santana de Parnaíba como a melhor do Estado em Educação e Desenvolvimento econômico

Prêmio Band Cidades Excelentes aponta Santana de Parnaíba como a melhor do Estado em Educação e Desenvolvimento econômico

novembro 14, 2022 12:26 am by: Category: Mundo A+ / A-

premio band.parnaiba
Foto: Secom

Pelo segundo ano consecutivo a cidade se destacou como referência em gestão ficando entre as melhores no quesito gera

l entre as cidades acima de 100 mil habitantes

Na segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes a cidade de Santana de Parnaíba despontou novamente como referência em gestão pública. Na ocasião, a cidade foi premiada como a nº 1 nas categorias Educação e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, superando os demais municípios do Estado de São Paulo com população acima dos 100 mil habitantes, no ranking elaborado pela Band em parceria com o Instituto Áquila.

Além dos indicadores onde ocupou a primeira colocação, a cidade ainda foi destaque na categoria Saúde e Bem-estar, onde foi uma das finalistas e no índice geral do Prêmio Band Cidades Excelentes, em que a cidade também ficou entre as melhores do estado.

Presente na cerimônia realizada nos estúdios Band ao lado do ex-prefeito e amigo, Elvis Cezar, o prefeito Marcos Tonho falou da felicidade das conquistas. “Agradeço a Deus por essa noite, muito feliz pelos resultados alcançados pela nossa cidade, nós temos feito um um trabalho de continuidade e com muita humildade nós vamos seguir firme e forte ajudando Santana de Parnaíba e trazendo orgulho para a nossa cidade”, disse.

O ex-prefeito Elvis também falou sobre as conquistas. “Eu estou com bastante orgulho, orgulho do prefeito Marcos, orgulho da cidade de Santana de Parnaíba e desse povo que tem trilhado a melhor gestão pública do Estado de São Paulo. Há alguns anos estamos sendo considerados a melhor gestão pública de São Paulo”, falou.

No Indicador da educação, a cidade contabilizou um total de 78,66 pontos. Para chegar ao resultado foram levados em conta informações como o IDEB, Expectativa da Estudo, os gastos na educação por aluno, além dos números da taxa de abandono do ensino, entre outros.

Já no quesito Desenvolvimento Econômico – Ordem Pública, onde o município alcançou a nota de de 78,34, foram considerados dados como taxa de jovens que completaram o ensino médio, percentual de pessoas com até 25 anos com acesso ao Ensino Superior, taxa de homicídios, taxa mortes por armas de fogo, entre outros.

Vale destacar ainda que em cinco dos seis pilares analisados pelo instituto, Santana de Parnaíba conseguiu uma pontuação superior a 70 pontos, totalizando uma média de 72,73 pontos no Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA.

Cidades Excelentes 2021

Na Primeira edição do prêmio realizada em 2021, Santana de Parnaíba foi eleita como a melhor do Brasil na categoria Eficiência Fiscal e Transparência entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, totalizando uma nota de 90,54. Na ocasião foram levados em conta dados como percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e aderência ao plano de contas.

Outras premiações

Nos últimos 9 anos, a cidade de Santana de Parnaíba se consolidou como referência em gestão pública para o Estado e para o país, não à toa conquistou importantes marcas nos principais rankings e avaliadores da gestão pública.

Em 2016, por exemplo, foi apontada pelo Conselho Federal de Administração como a segunda melhor gestão pública do país. Já em 2019 e 2021, quem reconheceu o trabalho realizado pela cidade foi o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2019, onde a cidade apareceu como a número 1  do país.

Nos anos de 2020 e 2021, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública – CLP, Santana de Parnaíba figurou na primeira colocação entre as cidades com até 150 mil habitantes.

Outras marcas alcançadas pela administração municipal nos últimos anos são de 2ª cidade mais segura do Brasil e a mais segura da região metropolitana do Estado de São Paulo desde 2014, 3ª melhor em capital humano no Brasil, primeira cidade 100% LED do País, Conceito A em Saúde, entre outras.

Tudo isso, se deve ao modelo de administração aplicado na cidade nos últimos anos, que entregou mais de 200 obras em todo o município, asfaltou e recapeou mais de 300 km de vias pela cidade, entregou obras como a Nova Ponte sobre o Rio Tietê, o Túnel no Alphaville, 27 novos colégios, mais de 25 unidades de saúde, 8 novos parques pela cidade, 12 ginásios, entre outras obras e projetos que elevaram a qualidade do Serviço Público na cidade.

Sobre o IGMA

Uma Parceria entre Band e Instituto Aquila, o Prêmio Band Cidades Excelentes é baseado no Índice de Gestão Municipal Áquila – IGMA, que analisa 6 pilares das gestões municipais (Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação) levando em conta 62 indicadores diferentes.

Com o objetivo de criar análises comparativas para direcionar e impulsionar o círculo de desenvolvimento humano, o índice analisou os dados de 5.570 municípios do País. Além de premiar os bons gestores, a iniciativa incentiva os municípios a trabalharem cada vez mais em prol da população dos seus municípios e possibilita que as políticas públicas de sucesso adotadas pelo município possam ser replicadas em outras cidades.

A pontuação do IGMA

Levando em conta os dados dos municípios, divididos em categorias conforme o número de habitantes, e os critérios adotados de peso de pontuação definidos pelo Instituto, chega-se a uma nota que varia de 0 a 100 por pilar, sendo as notas mais próximas 100 as mais satisfatórias. As notas abaixo de 50 são consideradas em situação crítica, entre 51 e 65 são consideradas em desenvolvimento, entre 65 e 80 são consideradas desenvolvidas e os municípios com nota acima de 80 são considerados excelentes.

Leave a Comment